Dra. Iana Rodrigues - Alergista

Tosse


Conceito | Causas mais frequentes | Tratamento

Conceito:

A tosse é importante para a saúde das vias respiratórias. Tossimos algumas vezes ao longo do dia para mobilizar eventuais secreções ou corpos estranhos, sem isso ser um problema de saúde.

No entanto a tosse persistente é um dos sintomas mais frequentes no dia-a-dia dos consultórios e pronto atendimentos.

Voltar ao topo da página

Causas mais frequentes:

INFECÇÕES  VIRAIS – gripes e resfriados

É a causa mais frequente de  tosse. Paciente apresenta febre, mal estar, dor no corpo, junto com  coriza e tosse.
Costuma ser autolimitada, portanto o tratamento é apenas dos sintomas.

O grande problema dos quadros virais é que podem piorar as doenças pré-existentes. Por exemplo: tenho asma, se eu tiver um quadro viral, posso entrar em crise.

Portanto vacine-se contra gripe anualmente!
A vacina é para todos!

RINITE ALÉRGICA

Na rinite alérgica os sintomas são de nariz entupido, coriza, espirros, coceira no nariz, ouvidos, olhos e garganta. Não há febre ou mal estar.  Em alguns casos, ao invés da secreção descer em forma de escorrimento nasal, ela desce pela garganta, provocando pigarro e tosse persistente.

Procure seu alergista e trate adequadamente sua rinite!

SINUSITE

A rinossinusite pode ser causada por virus ou bactéria, mas ambas provocam tosse frequentemente produtiva, pressão na face, congestão nasal e secreção escorrendo pela garganta.
Quando é causado por vírus, os sintomas resolvem espontaneamente; mas se for bacteriana, uso de antibióticos é necessário.

ASMA BRONQUICA (ou Bronquite alérgica)

Pode se apresentar classicamente com tosse, cansaço, falta de ar e chiado no peito. Mas existem situações onde a tosse é o único sintoma da asma, que piora com esforço físico, gargalhadas ou choro excessivo. O tratamento específico para a asma melhora a tosse.

Procure seu alergista e trate adequadamente sua asma!

REFLUXO GASTROESOFÁGICO

Nesse caso, classicamente a tosse é seca e pode vir acompanhada por sensação de sufocação, engasgos, rouquidão, azia podendo ou não vir com vômitos. Algumas vezes o único sintoma do refluxo pode ser ... tosse.

Nas crianças a tosse pode piorar após as mamadas. Assim, elas devem mamar sentadas ou a 45o e só deitar após, pelos menos, 30 minutos da mamada.

Nunca amamente ou dê mamadeira com a criança deitada!

TABAGISMO 

Pessoas que fumam ou já fumaram e aqueles que convivem longo tempo com o tabagista pode ter pigarro e tosse persistente.

Pare de fumar!! Está fora de moda!

MEDICAÇÕES

Sabemos que alguns medicamentos para controle da pressão arterial, como os  inibidores da ECA (ex: captopril, enalapril) podem provocar uma tosse seca irritativa em 10-20% dos pacientes. A tosse pode surgir logo no início da medicação ou até meses do início.

Outra classe de medicamentos são os betabloqueadores (comprimidos ou colírios), esses podem piorar a obstrução das vias aéreas em pessoas com Asma ou DPOC, causando tosse.

INFECÇÃO BACTERIANA como Pneumonia, tuberculose, Coqueluche

  • A Pneumonia costuma ter início rápido com febre alta, calafrios, tosse com secreção amarelo-esverdeada e respiração ofegante. Com 48 a 72h de antibiótico já se obtém melhora dos sintomas.
  • Na tuberculose os sintomas já são mais arrastados: tosse diária, febre baixa no final do dia, sudorese noturna, falta de apetite e cansaço progressivo. A cura é feita por antibióticos, recebidos gratuitamente no posto de saúde, e que devem ser mantidos por pelo menos 6 meses.
  • A Coqueluche  apesar de fazer parte do calendário de vacinação, alguns adultos/crianças após contato íntimo com uma pessoa infectada, acaba contraindo a doença. Inicialmente começa como um quadro gripal que evolui com acessos de tosse sucessivamente, sem que a pessoa consiga respirar entre eles, seguido por uma inspiração profunda provocando um som parecido de um guincho. É característico da coqueluche. Em geral o antibiótico na fase inicial encurta a duração da doença.

FATORES EMOCIONAIS

Em geral a tosse é seca, intensa, piora com aborrecimentos, mas que melhora com o sono.

Voltar ao topo da página

Tratamento:

Afinal os xaropes de tosse resolvem?

A tosse não é uma doença e sim um sinal de algum problema, portanto o tratamento visa tratar a CAUSA da tosse. Muitas vezes são várias as causas associadas...

O uso de xarope não é eficiente e na maioria das vezes torna-se um gasto desnecessário, além dos possíveis efeitos colaterais que podem causar.

Os antitussígenos devem ser usados apenas em casos específicos e com a prescrição médica.

Não procure os pronto-atendimentos para tosses prolongadas!
Procure seu médico para fazer uma investigação!
Cuide de sua saúde e de sua família!

Voltar ao topo da página

V.2013

Atendimento: Av. das Américas, 500 - Bl 3 - Sala 308 - Shopping Downtown - RJ - Tel.: (21) 3242-5005 / 2494-5233