Dra. Iana Rodrigues - Alergista

O quarto do Alérgico: Controle do Ambiente

Veja aqui como tornar o seu quarto um ambiente mais saudável.


Teste o seu quarto:

Veja aqui se o seu quarto está preparado para o alérgico de forma adequada.

Dicas em Alergia


Confira aqui as dicas que podem ajudar a manter o ambiente controlado.

COMO ELIMINAR MOFO

Usar ÁCIDO FÊNICO 5%. Problemas: são voláteis e de odores acentuados, podendo causar irritação em vias aéreas superiores. Após aplicação, o alérgico só deve entrar no ambiente após 6h.

ASPIRADOR DE PÓ IDEAL

Aspiradores de pó não matam ácaros. Aspiração adequada deve ser com aspiradores especiais, com sistema de filtros HEPA (High Efficiency Particulate Air), ou aspiradores com água, cujo pó fica retido no interior do aspirador.

APARELHOS COM JATO DE VAPOR DE ÁGUA

A limpeza pode ser feita com aparelhos com jatos de vapor de água, que por sua alta temperatura acabam por eliminar o ácaro. Atenção para não usar em ambientes com dificuldade de ventilação porque pode não secar e proliferar os fungos.

VAPORIZADORES X DESUMIDIFICADORES

Não são indicados VAPORIZADORES por facilitarem a proliferação dos fungos. São indicados os DESUMIDIFICADORES por diminuírem a umidade no ar a menos de 50%. Mas ainda não é difundido e o preço não é acessível.

ESTERILIZADORES ELÉTRICOS

Geralmente são eficientes para bactérias e fungos, mas não atuam nos ácaros. Isso porque os ácaros são mais pesados do que o ar e assim não flutuam, permanecendo acumulados no chão, assim não entram em contato com aparelho. Além disso, necessita de manter os cômodos fechados, o que não é indicado para o alérgico

Voltar ao topo da página

V.2013

Atendimento: Av. das Américas, 500 - Bl 3 - Sala 308 - Shopping Downtown - RJ - Tel.: (21) 3242-5005 / 2494-5233